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The Justice
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Data de inscrição : 13/06/2022
GUIA TUTORIAL
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Pontos de Vida, ou PVs, são a “barra de energia” do personagem. Um tipo de “energia heroica”, o poder de um herói, vilão ou criatura de tolerar mais dano que pessoas normais. Já os Pontos de Estamina, ou PEs, são a energia que ele usa para ativar poderes especiais.
Todos os personagens começam com 5 PVs e 5 PEs para cada ponto de Vigor.
Ao contrário do que acontece com o Vigor, os Pontos de Vida e de Estamina vão variar muito no decorrer do jogo: PVs caem quando você sofre dano, e voltam ao normal quando você se recupera, enquanto PEs caem quando você usa poderes. Você pode recuperá-los, mas nunca ultrapassar o valor inicial (se você começou com 15 PVs, nunca vai ficar com mais de 15 PVs ou 15 PEs).
Pessoas Comuns: personagens com Vigor 0 têm sempre 1 Ponto de Vida e 1 Ponto de Estamina; a maioria das pessoas comuns tem apenas 1 PV, podendo morrer ou perder os sentidos com facilidade. Pessoas comuns podem passar a vida toda sem gastar seu único PE, já que em geral não têm poderes para consumir essa energia.
Todos os personagens começam com 5 PVs e 5 PEs para cada ponto de Vigor.
Ao contrário do que acontece com o Vigor, os Pontos de Vida e de Estamina vão variar muito no decorrer do jogo: PVs caem quando você sofre dano, e voltam ao normal quando você se recupera, enquanto PEs caem quando você usa poderes. Você pode recuperá-los, mas nunca ultrapassar o valor inicial (se você começou com 15 PVs, nunca vai ficar com mais de 15 PVs ou 15 PEs).
Pessoas Comuns: personagens com Vigor 0 têm sempre 1 Ponto de Vida e 1 Ponto de Estamina; a maioria das pessoas comuns tem apenas 1 PV, podendo morrer ou perder os sentidos com facilidade. Pessoas comuns podem passar a vida toda sem gastar seu único PE, já que em geral não têm poderes para consumir essa energia.
Perdendo PV's
Um personagem que tenha perdido PVs estará ferido, escoriado e talvez até sangrando, mas ainda pode agir e lutar normalmente. Se ficar com 0 Pontos de Vida ou menos, estará morto ou inconsciente (veja adiante em “Testes de Morte”).
Um personagem nunca fica com PVs negativos. Não existe “–4 PVs” ou coisa assim.
Um personagem nunca fica com PVs negativos. Não existe “–4 PVs” ou coisa assim.
Perto da Morte
Certos eventos, como o uso de poderes ou habilidades especiais, são possíveis apenas quando o personagem corre grande risco. Esse estado é chamado Perto da Morte, e reflete a capacidade que heróis possuem de realizar façanhas incríveis apenas quando muito feridos.
Um personagem está Perto da Morte quando seus Pontos de Vida estão reduzidos a uma quantidade diretamente igual ou inferior à sua Vigor: 1 PV para R1, 2 PVs para R2, 3 PVs para R3 e assim por diante. Portanto, um personagem com R2 (que normalmente tem 10 Pontos de Vida) estará Perto da Morte quando tiver 2 PVs ou menos.
O mínimo necessário para estar Perto da Morte são 5 PVs. Mais de 5 PVs nunca é considerado Perto da Morte, mesmo para personagens com R6 ou mais.
Não existe Perto da Morte para personagens com R0 (que têm apenas 1 PV).
Um personagem está Perto da Morte quando seus Pontos de Vida estão reduzidos a uma quantidade diretamente igual ou inferior à sua Vigor: 1 PV para R1, 2 PVs para R2, 3 PVs para R3 e assim por diante. Portanto, um personagem com R2 (que normalmente tem 10 Pontos de Vida) estará Perto da Morte quando tiver 2 PVs ou menos.
O mínimo necessário para estar Perto da Morte são 5 PVs. Mais de 5 PVs nunca é considerado Perto da Morte, mesmo para personagens com R6 ou mais.
Não existe Perto da Morte para personagens com R0 (que têm apenas 1 PV).
Morte
Se um personagem fica com 0 PVs, o mestre decidirá se ele está morto ou apenas desmaiado — para os jogadores, será impossível saber sem examiná-lo de perto. Golpes como socos, chutes e disparos de energia geralmente deixam o alvo nocauteado, sem matar. Por outro lado, dano sofrido por armas, fogo, explosões e coisas assim podem matar — mas nem sempre. De modo geral, personagens “principais” (como os personagens jogadores e outros que o mestre decidir) apenas ficam desacordados quando atingem 0 PVs, sem morrer... ainda.
Atenção: qualquer dano contra um oponente com 0 PVs pode matá-lo automaticamente.
Atenção: qualquer dano contra um oponente com 0 PVs pode matá-lo automaticamente.
Testes de Morte
Quando um personagem chega a 0 PVs, o mestre pode decidir sua condição ou então jogar um dado. O resultado indica o estado da vítima:
1) Muito Fraco: você ainda está consciente. Pode falar, ver e ouvir o que acontece à sua volta, mas só isso. Você está fraco demais para se mexer, lutar, usar poderes ou fazer qualquer coisa que gaste PEs (mas, se tiver a vantagem Energia Extra, pode usá-la). Você pode recuperar 1 PV imediatamente com um teste bem-sucedido da perícia Medicina (realizado por outra pessoa, é claro!).
2-3) Inconsciente: você está inconsciente, mas não muito ferido. Pode recuperar 1 PV e despertar com uma hora de descanso, ou com um teste bem-sucedido de Medicina.
4-5) Quase Morto: você está tão ferido que vai morrer em 2d turnos. Um teste de Medicina pode prolongar sua vida por mais 1d horas, mas depois disso não são permitidos novos testes. A única forma de realmente salvá-lo é com poderes.
6) Morto: não tem mais jeito. Agora, só mesmo com ressurreição.
Em caso de falha em um teste de Medicina, o médico deve esperar o tempo indicado para tentar de novo (supondo que a vítima sobreviva tanto tempo). Vale lembrar que poderes de cura restauram PVs imediatamente, sem a necessidade de esperar pela recuperação.
1) Muito Fraco: você ainda está consciente. Pode falar, ver e ouvir o que acontece à sua volta, mas só isso. Você está fraco demais para se mexer, lutar, usar poderes ou fazer qualquer coisa que gaste PEs (mas, se tiver a vantagem Energia Extra, pode usá-la). Você pode recuperar 1 PV imediatamente com um teste bem-sucedido da perícia Medicina (realizado por outra pessoa, é claro!).
2-3) Inconsciente: você está inconsciente, mas não muito ferido. Pode recuperar 1 PV e despertar com uma hora de descanso, ou com um teste bem-sucedido de Medicina.
4-5) Quase Morto: você está tão ferido que vai morrer em 2d turnos. Um teste de Medicina pode prolongar sua vida por mais 1d horas, mas depois disso não são permitidos novos testes. A única forma de realmente salvá-lo é com poderes.
6) Morto: não tem mais jeito. Agora, só mesmo com ressurreição.
Em caso de falha em um teste de Medicina, o médico deve esperar o tempo indicado para tentar de novo (supondo que a vítima sobreviva tanto tempo). Vale lembrar que poderes de cura restauram PVs imediatamente, sem a necessidade de esperar pela recuperação.
Castigo Contínuo
Após fazer seu Teste de Morte e verificar sua condição, se um personagem com 0 PVs recebe dano novamente, ele deve fazer um novo Teste de Morte. Caso o resultado seja melhor que o atual, nada acontece; mas, caso seja pior, ele deve adotar o novo resultado.
Exemplo: o herói cai vítima dos ataques do bandido, com 0 PVs. Ao rolar seu Teste de Morte, consegue um 2 e fica apenas Inconsciente. Mas o bandido está disposto a acabar com ele, então ataca de novo. O herói sofre mais dano e faz um novo teste: consegue 1, mas isso não muda nada, porque sua condição anterior já era 2 (pior que 1). Contudo, o bandido faz mais um ataque. O herói rola um 4: agora ele está Quase Morto. Se o castigo continuar, cedo ou tarde o clérigo vai rolar um 6 e morrer...
Exemplo: o herói cai vítima dos ataques do bandido, com 0 PVs. Ao rolar seu Teste de Morte, consegue um 2 e fica apenas Inconsciente. Mas o bandido está disposto a acabar com ele, então ataca de novo. O herói sofre mais dano e faz um novo teste: consegue 1, mas isso não muda nada, porque sua condição anterior já era 2 (pior que 1). Contudo, o bandido faz mais um ataque. O herói rola um 4: agora ele está Quase Morto. Se o castigo continuar, cedo ou tarde o clérigo vai rolar um 6 e morrer...
Pontos de Estamina
Pontos de Estamina são a energia usada para ativar poderes especiais. Qualquer personagem, metahumano ou não, tem uma quantidade de Pontos de Estamina igual a seus Pontos de Vida. Sempre que um metahumano usar seu poder, consumirá Pontos de Estamina
Caso os PVs de alguém sejam reduzidos devido a ferimentos e outros motivos, isso não reduz seus PEs. O inverso também é válido — gastar ou perder PEs não afeta os PVs. Ambos têm a mesma quantidade inicial, mas nenhuma outra ligação.
Perder ou gastar todos os PEs não provoca qualquer tipo de dano ou mal-estar. Você não morre, nem fica cansado, se ficar com 0 PEs. Apenas fica sem condições de ativar certos poderes até recuperar essa energia.
Poderes de cura, medicamentos, tratamento médico e outras formas de recuperar PVs não servem para restaurar Pontos de Estamina. Estes podem ser recuperados apenas com descanso, e poderes especiais.
Caso os PVs de alguém sejam reduzidos devido a ferimentos e outros motivos, isso não reduz seus PEs. O inverso também é válido — gastar ou perder PEs não afeta os PVs. Ambos têm a mesma quantidade inicial, mas nenhuma outra ligação.
Perder ou gastar todos os PEs não provoca qualquer tipo de dano ou mal-estar. Você não morre, nem fica cansado, se ficar com 0 PEs. Apenas fica sem condições de ativar certos poderes até recuperar essa energia.
Poderes de cura, medicamentos, tratamento médico e outras formas de recuperar PVs não servem para restaurar Pontos de Estamina. Estes podem ser recuperados apenas com descanso, e poderes especiais.
Restaurando PV's e PE's
Pontos de Vida e Estamina perdidos são recuperados com descanso. Qualquer personagem pode recuperar todos os seus PVs e PEs com uma noite (no mínimo 8 horas) de descanso; ou, com duas horas, recuperar 1 PV e 1 PM para cada ponto de seu Vigor. Por exemplo, ao dormir duas horas, um aventureiro com R3 recupera 3 PVs e 3 PEs.
Um personagem que esteja com 0 PVs está muito ferido e não pode se recuperar assim tão rápido. Ele precisa de mais tempo e também cuidados médicos, dependendo da gravidade de seus ferimentos. Veja em “Testes de Morte”.
Os lugares ideais para descansar são hotéis, estalagens ou outros tipos de abrigo (um templo, uma pensão familiar, uma base de operações, sua própria casa ou esconderijo...). Quando é necessário pagar, o custo desse serviço vai depender da qualidade do estabelecimento e da quantidade de membros no grupo. Pode variar de 500 Yenes (um estábulo ou pensão familiar muito humilde) até 20000 Yenes (uma torre ou hotel luxuoso) por pessoa. A média geral é 4000 Ienes. Personagens podem tentar testes de Manipulação ou outros meios para conseguir preços menores.
É possível descansar em lugares perigosos e pouco confortáveis durante uma aventura, como em uma caverna, floresta ou estrada. No entanto, nessas condições, você não consegue descansar muito bem (devido ao risco de ser atacado, o mau-tempo, os barulhos da floresta, aquela maldita pedrinha em suas costas...). Com uma noite de sono você só consegue recuperar o equivalente a duas horas: 1 PV e 1 PM para cada ponto de seu Vigor. Por exemplo, ao dormir em lugar inadequado, um aventureiro com R2 recupera 2 PVs e 2 PEs após 8 horas.
Recuperando Pontos de Estamina: existem outras formas de recuperar PVs, como testes de Medicina, poderes de cura, e vantagens como Energia Extra e Regeneração. Note, entretanto, que nenhuma destas formas se aplica a PEs. Pontos de Estamina podem ser recuperados apenas com descanso, pontos de recuperação e itens de cura.
Um personagem muito ferido, com 0 PVs, não pode recuperar Pontos de Estamina enquanto não tiver pelo menos 1 PV, não importa quanto tempo fique assim.
Um personagem que esteja com 0 PVs está muito ferido e não pode se recuperar assim tão rápido. Ele precisa de mais tempo e também cuidados médicos, dependendo da gravidade de seus ferimentos. Veja em “Testes de Morte”.
Os lugares ideais para descansar são hotéis, estalagens ou outros tipos de abrigo (um templo, uma pensão familiar, uma base de operações, sua própria casa ou esconderijo...). Quando é necessário pagar, o custo desse serviço vai depender da qualidade do estabelecimento e da quantidade de membros no grupo. Pode variar de 500 Yenes (um estábulo ou pensão familiar muito humilde) até 20000 Yenes (uma torre ou hotel luxuoso) por pessoa. A média geral é 4000 Ienes. Personagens podem tentar testes de Manipulação ou outros meios para conseguir preços menores.
É possível descansar em lugares perigosos e pouco confortáveis durante uma aventura, como em uma caverna, floresta ou estrada. No entanto, nessas condições, você não consegue descansar muito bem (devido ao risco de ser atacado, o mau-tempo, os barulhos da floresta, aquela maldita pedrinha em suas costas...). Com uma noite de sono você só consegue recuperar o equivalente a duas horas: 1 PV e 1 PM para cada ponto de seu Vigor. Por exemplo, ao dormir em lugar inadequado, um aventureiro com R2 recupera 2 PVs e 2 PEs após 8 horas.
Recuperando Pontos de Estamina: existem outras formas de recuperar PVs, como testes de Medicina, poderes de cura, e vantagens como Energia Extra e Regeneração. Note, entretanto, que nenhuma destas formas se aplica a PEs. Pontos de Estamina podem ser recuperados apenas com descanso, pontos de recuperação e itens de cura.
Um personagem muito ferido, com 0 PVs, não pode recuperar Pontos de Estamina enquanto não tiver pelo menos 1 PV, não importa quanto tempo fique assim.
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